Dr Nereu Giacomoli

Desembargador

Possui quatro livros escritos, dezessete capítulos de livro e vinte e dois artigos escritos. Orientou setenta e três trabalhos de conclusão de curso de graduação em Direito e dezesseis dissertações de mestrado, tendo participado de inúmeras bancas de mestrado e de doutorado, em várias universidades brasileiras.

Biografia

Ingressou na magistratura em 1986. Foi titular nas Comarcas de Itaqui, Ronda Alta e Alegrete antes de ser promovido à Porto Alegre, por merecimento, em 1992. Na Capital, jurisdicionou o Projeto Conciliação Família, nas Turmas Recursais Cíveis e Criminais e na Vara do Tribunal do Júri. Atuou no Tribunal de Justiça junto à 7ª Câmara Criminal, como Juiz Convocado e foi promovido a Desembargador, por merecimento, em 2003. No Tribunal, jurisdicionou a Câmara Especial Cível, a 9ª Câmara Cível, a 7ª Câmara Criminal e a 6ª Câmara Criminal. Atualmente, integra a 3ª Câmara Criminal.

Foi Juiz-Corregedor por dois anos e examinador de Processo Penal nos dois últimos concursos para Juiz de Direito. Exerceu a Vice-Direção da Escola Superior da Magistratura de 2004 a 2006. Organizou Cursos de Atualização para Magistrados na área de Direito Penal e Processo Penal, de 2004 a 2010. Foi membro eleito, suplente, do Órgão Especial do TJRS (2008 a 2009). Integrou o Conselho de Administração do TJRS de 2008 a 2009. É o atual Coordenador-Geral do Centro de Estudos do TJRS.

É formado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, em 1984. Cursou a Escola Superior da Magistratura da Ajuris em 1984 e 1985. Pós-graduou-se em Ciências Penais pela UFRGS, com 540 horas. Doutorou-se pela Universidade Complutense de Madrid, em Direito Processual Penal, com nota máxima em todos os créditos e com tese aprovada com louvor (de 1998 a 2001). Pós-doutorou-se na Università degli Studi di Torino (2007).

É Professor de Direito Penal e Processo Penal desde 1992, inclusive na Escola Superior da Magistratura de 1992 a 2002. Possui quatro livros escritos, dezessete capítulos de livro e vinte e dois artigos escritos. Orientou setenta e três trabalhos de conclusão de curso de graduação em Direito e dezesseis dissertações de mestrado, tendo participado de inúmeras bancas de mestrado e de doutorado, em várias universidades brasileiras. Atualmente é professor de processo penal na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, nos cursos de Mestrado (processo penal contemporâneo) e Doutorado (Sistemas Jurídico-Penais Comparados) em Ciências Criminais.

WhatsApp Atendimento